quinta-feira, 3 de julho de 2008

Amianto: a fibra assassina

O amianto é um mineral empregado principalmente na fabricação de produtos para construção civil, tais como telhas e caixas d'água. O que pouca gente sabe sobre esse material é que, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ele mata cerca de 100 mil pessoas por ano em todo o mundo. Estima-se que no Brasil existem atualmente 1 milhão de trabalhadores em contato direto com a fibra, cujos malefícios à saúde são conhecidos pelo menos desde 1906.

O asbesto, como também é conhecida a fibra, já foi banido de toda a Europa e de outros 49 países, incluindo Argentina, Chile e Uruguai. No Brasil, o mineral foi proibido nos estados do Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e, mais recentemente, São Paulo. No último dia 4 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como constitucional a lei estadual 12.684, que proíbe o uso de amianto em território paulista.

Entre os males relacionados ao amianto, estão a asbestose (doença crônica pulmonar, popularmente chamada de "pulmão de pedra"), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal, e o mesotelioma, tumor maligno raro que atinge tanto a pleura como o peritônio. As narinas são incapazes de filtrar a fina poeira do asbesto, que se acumula nos pulmões e causa inflamações no parênquima pulmonar.

Penso que está na hora de o Brasil banir de uma vez por todas o amianto do país; a legislação sobre o assunto, porém, é de responsabilidade dos estados e, naturalmente, há grandes interesses econômicos envolvidos na questão. O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais da fibra assassina: uma posição da qual devemos nos envergonhar, certamente.


Fonte: site da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).

2 comentários:

Rosa Sousa disse...

Olá!!! Parabéns pelo blog! Estou pesquisando assuntos relacionados a meio ambiente e permacultura e encontrei seu blog. Gostei! vou voltar com tempo p ler os outros post. Abraços,

Juan disse...

¡Hola, todos! He estado viviendo con el virus del herpes genital durante los últimos 3 años, el Dr. Ogala me curó con su remedio a base de hierbas. Estoy feliz y estoy viviendo una vida feliz ahora. Para quienes tengan el mismo problema o alguna enfermedad de transmisión sexual deben llamar al contacto Dr. Ogala vía WhatsApp +2348052394128