quinta-feira, 27 de março de 2008

Pra não virar pastel


Eu adoro pastel. Daqueles bem tradicionais: carne com ovo. Sempre que posso eu faço em casa, pois é uma refeição gostosa, fácil de fazer e que agrada todo mundo. Minha única dificuldade quando frito pastéis é dar um fim ao óleo de cozinha. Eu nunca reutilizo óleo. Acho nojento. Então sempre uso uma panelada de óleo de girassol novinho para a fritada. Mas quando termino a lida no fogão minha agonia é: o que diabos eu faço com essa banha toda?

Esta dúvida durou até o ano passado, quando estudei um pouco mais sobre reciclagem de óleo de cozinha e seu reaproveitamento na fabricação de biodiesel para um trabalho. Aprendi que a maior parte da população (da qual eu não me excluía) jogava óleo na pia e, quando se achava muito esperta, no vaso sanitário. Triste. Mas aprendi também que a prefeitura de Porto Alegre tem um programa de recolhimento destes resíduos e também de destinamento à empresas que as reutilizam na produção de combustível. Bom para o meio ambiente, bom para a economia. Além de combustível, essas empresas utilizam o óleo na fabricação de ração animal, sabão, entre outros produtos derivados. Boas novas, hein?

Mas eu me pergunto até onde vai a mobilização deste tipo de iniciativa por parte da população. Ok, é uma iniciativa nova. Muito mais recente do que a coleta seletiva de lixo, que já mobiliza boa parte da população. Mas o mais deprimente mesmo é constatar que, mesmo eu, já ciente do programa e de como me livrar dos meus resíduos culinários de forma politicamente correta, o que eu fiz a esse respeito? Nada. E não me orgulho disso. Não, não voltei a eliminar o óleo no esgoto doméstico. Eu só não me prontifiquei a dispensá-lo nos locais adequados. Minhas sobras das fritadas de pastel estão todas engarrafadas, há meses, prontinhas para seu destino correto. Não me faltou iniciativa. O que me faltou, nesse caso, foi persistência. E o que me sobrou foi preguiça.

O DMLU possui uma lista grande de locais de coleta de óleo de cozinha usado espalhados em Porto Alegre. Eu moro em Petrópolis. Um dos locais fica na esquina da Silva Só com a Protásio Alves, trajeto que uso diariamente para ir de casa para a faculdade e vice-versa. É um esforço mínimo o que eu teria que fazer. É só encher uma garrafa pet com meu óleo usado e desviar um nadinha só o meu caminho. Pronto: consciência e natureza mais limpas. É só colocar em PRÁTICA.

Se você nunca pensou no que fazer com o resto de óleo daquela fritada além de manda-lo ralo abaixo ou nunca se preocupou com isso pois não costuma se aproximar das panelas, procure se informar. O link para os locais de coleta de óleo em Porto Alegre é este. Uma pena que para ter mais participação um click apenas não baste.


Mauren Veras
mauren.veras@gmail.com

4 comentários:

Emanuela Pegoraro disse...

Eu ouvi dizer que um litro de óleo jogado no ralo contamina 1 milhão de litros de água, e que a separação dos dois é bem difícil. (Será mesmo?) Eu não costumo fazer fritura, mas um dia chegou a dúvida sobre o que fazer com o óleo da latinha de atum. Aprendi a colocar diretamente no lixo. Melhor que ralo abaixo.

Curiosa disse...

Mauren, to na mesma situação que tu. Por causa do nosso trabalho sei onde levar o óleo usado, sei de inúmeros motivos para fazer isso, mas não faço. Eu penso que esta não é uma falha nossa, e sim do programa. Eles deviam dar um jeito de recolher o óleo como fazem com o lixo (passar uma vez a cada quinze dias, sei lá). Não adianta, se nós duas não nos prestamos a ir num posto de coleta, quem se prestará? (Tá, tem gente que se presta, mas certamente é uma minoria.)

Emanuela Pegoraro disse...

Acebei de descobrir que na feira ecológica do sábado, ali na Redenção, eles recolhem óleo de cozinha também.

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128