segunda-feira, 21 de abril de 2008

Estudo norte-americano comprova viabilidade da agricultura orgânica

Navegando pela internet, descobri uma revista eletrônica da Universidade de Cambridge, Estados Unidos. A Renewable Agriculture and Food Systems é uma publicação multidisciplinar com foco em abordagens ambiental, econômica e socialmente sustentáveis para a agricultura e a produção de alimentos. Seus artigos discutem os impactos econômicos, ecológicos e ambientais da agricultura, o uso de recursos renováveis e da biodiversidade em agro-ecossistemas e as implicações tecnológicas e sociológicas de sistemas de alimentação sustentável.

Em trabalho recentemente publicado na revista, Badgley e colaboradores demonstraram com sua pesquisa que a agricultura orgânica, ao contrário do que afirmam seus críticos, tem potencial para "contribuir substancialmente para o abastecimento global de alimentos", reduzindo o impacto ambiental causado por pesticidas e fertilizantes sintéticos. Os estudiosos também sugerem que métodos orgânicos de cultivo propiciam índices de produtividade por hectare semelhante ao observado com o emprego de métodos agrários convencionais (ou seja, com o uso de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos).

Sabemos – e não é de hoje – que os pesticidas interferem na qualidade dos alimentos que consumimos e, consequentemente, em nossa saúde; agora, a ciência atesta: a agricultura orgânica pode ser tão eficiente na produção de alimentos quanto a agricultura tradicional. Difícil, porém, é modificar práticas de cultivo profundamente arraigadas entre os produtores, bem como diminuir a influência do poder econômico no mundo rural. Com a presença maciça no campo de gigantes como a Monsanto (só para citar uma grande empresa do ramo), me parece ainda um tanto distante a mudança em questão.

Nenhum comentário: