quarta-feira, 9 de abril de 2008

Uma alternativa à descarga

Anteontem faltou água aqui em casa e em outras milhares de casas da cidade. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, os problemas começaram no domingo, com o rompimento de uma adutora d'água, deixando 16 bairros sem abastecimento. Quando este problema foi consertado, a pressão da água, maior que o habitual, rompeu o encanamento em outros três pontos. Ou seja, cheguei em casa na segunda-feira, após 8 horas de trabalho, e nada de água no chuveiro.

Consegui encher um balde colecionando os miúdos fios de água de todas as torneiras e me dei um banho que posso considerar assim, satisfatório, pela pequena quantidade de água que utilizei. Me surpreendi com o resultado do banho improvisado, mas me ferrei na hora que deu vontade de ir no banheiro. A primeria pergunta foi: como dar a descarga? E a segunda vei com o tempo... Se eu tivesse mais água disponível em alguma torneira de meu apartamento, eu, faminta! daria descarga ou lavaria a salada pra janta?

É meio estúpido o ser humano se achar inteligentão por ter inventado a patente, o vaso ou WC, pois o negócio mistura merda com água potável, água que passou por processos de tratamento para ser consumida. Vaso sanitário é um desperdício de água.

Há muito tempo atrás, a mesma espécie de gente que inventou a mistura cocô com água, também descobriu que cocô pode ser transformado em húmus, se misturado com as substâncias secas corretas. É uma técnica antiga, herança de vários povos.


Créditos fotográficos e mais informações: Portal Agroecologia

Existem várias formas de transformar o que antes era esgoto em adubo, e o cocô estocado lá no fundo do banheiro seco não favorece o aparecimento de agentes patogênicos, não tem cheiro ruim, e poupa o meio ambiente e seus recursos, além de se tornar um fértil composto orgânico.

A permacultura, ou culltura permanente, é um conjunto de ações psíquicas e práticas que promovam um ambiente sustentável, no qual o ser humano seja integrado e respeitoso à natureza. A rede de permacultores Permear afirma que "Permacultura oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo a que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. "

No Rio Grande do Sul, diversos grupos desenvolvem técnicas de permacultura, como o Instituto de Permacultura do Rio rgande do Sul, IPERS, no município de Viamão. A Fundação Gaia também promove a disceminação deste tipo de idéia. O Rincão Gaia é uma área antigamente degradada pela exploração de pedras, hoje recuperada, e transformada em centro de educação ambiental.

O encontro que acontece nos dias 12 e 13 de abril é o primeiro módulo do curso “Educação Ambiental: Construindo a Cultura da Paz”. Teorias sobre a permacultura serão mescladas com atividades práticas como exercício de percepção dos padrões da natureza encontrados no local e exercício prático de design permacultural. Nos dois dias de atividades, os participantes convivem no alojamento do Rincão Gaia, realizam todas as refeições em grupo, praticam ainda ioga no início do dia e uma festa de confraternização na noite do sábado. Os ministrantes do curso são Beatriz Osório Stumpf, mestre em Psicobiologia, e Luciano Tizziani da Silva, arquiteto, com diversas experiências na área da permacultura.

Um comentário:

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128