quarta-feira, 16 de abril de 2008

Livre de carbono! E daí?

Antes de mais nada, preciso comentar a impressão que tive ao ler a tal Época "Carbon free" sobre a qual a Mauren escreveu um post.

Praticamente no meio da revista havia um" Especial Meio Ambiente", com direito a uso quase que indiscriminado de verde nas cartolas, nas capitulares, nos boxes, enfim , em tudo que não comprometesse a legibilidade em não sendo preto. Depois das diversas matérias, cujo foco principal se centrava na mudança de pequenas atitudes cotidianas possíveis em prol da diminuição máxima das emissões de carbono, além da defesa dos slogans "compre verde", "consumo consciente", "responsabilidade ambiental" permearem, em maior ou menor grau, esses mesmos textos, pergunto o que quer dizer aquele anúncio de página dupla, bem no meio do tal especial, com papel de gramatura superior a das páginas "jornalísticas", cheio da pompa e do glamour, comunicando que "O mundo acordou diferente: chegou o novo Corolla!!"

Isso não tem cabimento. A Época pode plantar quantas árvores quiser para neutralizar a revista, mas, francamente, uma publicidade da Toyota, a maior montadora de carros de 2007, no meio, literalmente, de um compêndio de reportagens que pretendem nos convencer que todos nós devemos mudar os nossos hábitos de consumo para salvar o planeta é muita faláscia.

3 comentários:

Cristiano Muniz disse...

sabe que, quando eu começo a pensar nesse tipo de coisa, me dou conto de que TÁ TUDO ERRADO mesmo.

e quanto às possibilidades de mudança? eu costumava ser bem mais cético em relação a isso, mas hoje em dia eu acredito que é possível sim mudar alguma coisa, ainda que seja num nível puramente individual ou pessoal.

cada vez mais eu percebo que essa impotência dos jovens diante dos acontecimentos sociais e políticos se deve muito à capacidade de desmobilização das forças transformadoras (nesse caso específico, os jovens) por parte do capital e seus agentes: mídia, entretenimento, consumo massivo...

que inspiração para mudar alguma coisa pode ter uma geração como a nossa, que cresceu diante de televisores?

Cristiano Muniz disse...

por isso, acredito que devemos romper com esse cenário, se de fato quisermos mudar alguma coisa e deixar um mundo minimamente aceitável e decente (não digo "bom" para não parecer utópico) para as gerações futuras.

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128