segunda-feira, 23 de junho de 2008

Joguinho sujo


Faz tempo que o Papa-Pilhas do Banco Real me chama a atenção. Vi a grande caixa de recolhimento de baterias usadas em diversos locais da cidade. Um banco que se encarrega da reciclagem de pilhas velhas...

Nunca engoli muito essa nova forma das empresas promoverem suas imagens de boazinhas. Os termos
responsabilidade social e sustentabilidade estão na moda, a última onda tão amada pelos RP's. Desconfio sempre porque a questão é a seguinte: será que o compromisso dessas empresas realmente é sócio-ambiental, ou é com o capital? Em última instância, o que move esse tipo de campanha: a preservação do planeta ou o engrandecimento do próprio bolso?

Vejamos o caso da Aracruz. É uma ironia a campanha publicitária veiculada durante a última Copa do Mundo, a qual trazia o slo
gan "O Brasil fazendo um bonito papel no mundo inteiro". A multinacional, que vende 99% de sua produção para a confecção européia de fraldas descartáveis, lenços de papel e absorventes femininos, é acusada pelo esgotamento do solo brasileiro provocado pela monocultura do eucalipto, fator conhecido como Deserto Verde. Além do mais, a indústria de celulose é responsável pela grilagem de diversas terras indígenas do Espírito Santo. Veja aqui o caso da demarcação de terras indígenas no Estado, em que a Aracruz produziu outdoors ofensivos aos povos indígenas e à FUNAI. Um verdadeiro papelão para o mundo inteiro.

Na área da promoção de sua imagem socio-ambiental-responsável, veja as notícias da capa do website da multinacional. Em uma delas, o texto fala sobre a participação da Aracruz no V Encontro Nacional do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica, que pretende promover ações concretas de proteção e restauração florestal do bioma. Será que a Aracruz, que denomina produtores florestais os produtores rurais que cultivam eucalipto, realmente está precupada com a preservação de ALGUM BIOMA??!

Mas, e o
Banco Real? Acabo de descobrir que a instituição recebeu nas últimas semanas o título de Banco Sustentável do Ano, na premiação mundial oferecida pelo jornal britânico Financial Times e pelo International Finance Corporation, ligado ao Banco Mundial. Os concorrentes eram grandes instituições como o Citibank (EUA), Rabobank (Holanda) e HSBC e Standard Chartered (Grã-Bretanha). Veja a notícia na íntegra sobre a premiação aqui.

Confesso que fiquei surpresa visitando o website do Real. As campanhas de sustentabilidade vão muito além do Papa-Pilhas. Ambientes virtuais dão dicas simples para serem implantadas em nossas próprias casas, como pintar as paredes com cores claras para potencializar a iluminação dos ambientes, ou optar por móveis usados para a mobília do lar. Também a atenção na edificação é importante, como a escolha da orientação solar e a espessura das paredes, por exemplo. Todas as dicas contém um texto explicativo sobre como o Banco Real implanta em suas agências tais técnicas.


O website contéma ainda diversas referências sobre sustentabilidade, e oferece até cursos on-line sobre o tema. A primeira unidade do curso sobre Edificação Sustentável conta sobre a experiência do Real na construção da primeira agência bancária ambientalmente correta do Brasil, a Agência Granja Viana, em Cotia.


Neste blog há uma extensa análise sobre a "onda" da sustentabilidade, que fala sobre os bancos de todo o mundo terem sido os primeiros a adotarem este "selo". De acordo com o especialista em estratégia empresarial Fábio Albuquerque, dono do blog, o Citi Bank, que concorria ao título de Banco mais Sustentável do Mundo ao ladodoReal, foi alvo de protestos em meados de novembro passado, quando milhares de ativistas organizados pela ONG Rainforest Action Network protestavam nos Estados Unidos contra os investimentos do Banco em usinas de energia movidas a carvão. Ele não critica, entretanto, as estratégias socio-ambientais do Banco Real.

Indo bem longe, dá até para imaginar uma rede de interesses que se constrói em torno do lema sustentabilidade. Li hoje nesta notícia que a revista espanhola GEO oferece desconto aos anunciantes cujas campanhas publicitárias promovam o meio ambiente. Desconto para os anunciantes, mais anunciantes para a revista. Resultado: um maior número de páginas para esta revista. Conseqüentemente, um aumento no consumo de celulose para a produção do papel da publicação, ou seja, crescimento da produção de empresas como a Aracruz. E o Banco Real? Banco Real, não nos decepcione. Já pensou descobrir que a instituição financia a Aracruz?

Um comentário:

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128