sexta-feira, 27 de junho de 2008

É muita cara-de-pau!

Andando pelos corredores de nossa mui amada instituição de ensino, fiquei abismado ao ver um cartaz anunciando o Prêmio Agroambiental Monsanto. Primeira coisa que eu pensei: "mas é muita cara-de-pau, hein?" Vendo o site criado para divulgar o concurso – com imagens de crianças felizes e um bonito sol desenhado estampando sua capa –, fiquei ainda mais estarrecido ao perceber que não há limites para o cinismo e a hipocrisia de certas corporações.

Sustentabilidade ambiental é um termo que funciona quase como uma palavra de ordem nos dias de hoje. É difícil pensar em alguma grande empresa que não possua dentre seus projetos alguma ação nesse sentido. É bom para a corporação que, naturalmente, tira proveito desse "marketing verde".

Mas, especificamente no caso da Monsanto, a coisa extrapola todos os limites do bom-senso e da honestidade. Todo mundo já está careca de saber que a referida companhia é uma das maiores produtoras mundiais de agrotóxicos, herbicidas e de sementes transgênicas. Como que uma empresa dessas pode se dizer comprometida com a agricultura sustentável? É difícil imaginar como eles tiveram o despeito de escrever algo como:

A Monsanto é uma das pioneiras no desenvolvimento da biotecnologia, que pode contribuir para uma agricultura mais sustentável. Uma agricultura que se proponha a produzir alimentos, roupas e biocombustíveis, que reduz o desmatamento, o consumo de água e de combustíveis, o uso de agrotóxicos e as emissões de CO2. Questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Brasil e vitais para o futuro do planeta.

E, logo abaixo desse texto, logotipos de seus produtos que tanto favorecem a sustentabilidade ambiental de lavouras: herbicidas e soja Roundup, defensivos agrícolas para a cultura do algodão, sementes de milho transgênicas, dentre outros. Isso pra mim só pode ser "caradurismo" disfarçado de responsabilidade ambiental.

Um comentário:

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128