segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um pouco sobre a política rio-grandense de irrigação

O terremoto político que abalou o governo Yeda poderia ser um bom assunto para um texto, mas não seguiria nem de perto o escopo deste blog, portanto deixarei o tema de lado para concentrar-me numa questão mais pontual (na foto: matéria publicada no Jornal do Brasil sobre o episódio).

A moda agora, no que tange à administração estadual, são os Programas Estruturantes. Até encarte em Zero Hora saiu, dando publicidade a mais essa tentativa de reorganizar a casa e fazer funcionar adequadamente a máquina pública rio-grandense.

Em linhas gerais, trata-se de uma série de medidas que, segundo o site criado para divulgar essa nova maravilha da gestão pública moderna, pretendem "gerar mais oportunidades de trabalho, estimular a criação de um ambiente de inovação tecnológica e empreendedorismo, promover o desenvolvimento da infra-estrutura para aumentar a competitividade dos produtos gaúchos, incentivar o uso racional dos recursos naturais, melhorar substancialmente a qualidade dos serviços públicos e reduzir as desigualdades regionais". Enfim, acabar de vez com todos os problemas históricos de nosso estado, e tudo isso em apenas quatro anos.

Mas não era exatamente sobre isso que eu queria falar.

Inicialmente, minha idéia era falar um pouco sobre o PE – Programa Estruturante (adoram usar siglas na administração pública) – Irrigação é a Solução, cujas medidas visam a amenizar os efeitos das estiagens sobre a agricultura do Rio Grande, tornando-a menos vulnerável às condições climáticas e mais competitiva em relação a de outras unidades da federação. O projeto prevê a construção de barragens, açudes e cisternas para o acúmulo de água para usos múltiplos e um programa de capacitação dos agricultores nas técnicas de produção irrigada.

Estão previstos ainda, no programa orçado em R$ 216 milhões, a construção das barragens Jaguarí e Taquarembó, as únicas ações realmente concretas do plano. As demais – Acumulação de Água para Usos Múltiplos, Planejamento Estratégico dos Usos Múltiplos da Água e Capacitação de Agricultores – são apenas formas genéricas de se repetir os objetivos do PE.

Não se fala – nenhuma linha – de onde virão os recursos hídricos para essa irrigação. Provavelmente será do aqüífero Guarani, maior reserva subterrânea de água doce do mundo, ocupando cerca de 1,2 milhão de km² sob terras pertencentes ao Brasil (70% da área total), Argentina, Paraguai e Uruguai (dividem os outros 30%). Em nenhum momento, fala-se sobre os impactos ambientais do projeto – pomposamente denominado "Programa Estruturante" – sobre o aqüífero.

E quem serão os grandes beneficiários dessas medidas? O pequeno agricultor rural? Ou as papeleiras que, na cara dura e bem embaixo do nariz do povo gaúcho, já ocuparam quase 5% do território do bioma pampa com plantação de eucalipto? Claro, nossa grande imprensa prefere acreditar que estão sendo gerados empregos e desenvolvimento na atrasada metade Sul do estado.

Digam-me, por favor: esses R$ 216 milhões, vocês acham que são investidos em quê? Em financiamento para projetos de irrigação para a agricultura familiar? Ou para irrigar eucalipto?

2 comentários:

Maria Clara Spies disse...

é muniz, e quem sofre com a politicagem de certos políticos que não enxergam o óbvio somos todos nós.

ou será que eles não percebem que o desenvolvimento que tanto pregam precisa ser repensado?

enfim, triste

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128