domingo, 20 de abril de 2008

Alfabetização ecológica: educação para a sustentabilidade

Este semestre, sou aluno da profª. Ilza Girardi na cadeira de Jornalismo Ambiental na Fabico/UFRGS. Bem interessantes as aulas (aliás, nos últimos tempos, tenho me interessado bastante pela questão ambiental: não foi à toa que me meti num blog sobre esse assunto); numa delas, tive que apresentar um texto sobre a alfabetização ecológica, conceito cunhado por Fritjof Capra, físico e téorico austríaco, conhecido por suas obras – entre elas, O ponto de mutação e A teia da vida – sobre o paradigma emergente e o pensamento sistêmico na ciência contemporânea.

Para ele, a alfabetização ecológica seria a base para a formação de comunidades sustentáveis, justamente porque trabalha com as crianças desde cedo, desenvolvendo a consciência ambiental e aquilo que Leonardo Boff denominou de a "ética do cuidado": ou seja, através do trabalho pedagógico com os pequenos na horta escolar, seria possível mostrar na prática a sucessão dos ciclos da natureza, as noções de nascimento, desenvolvimento e morte e criar desde a mais tenra idade consciência a respeito da importância da preservação ambiental.

Outro aspecto importante ressaltado por Capra é a aprendizagem baseada em projetos, adotada por ele em seu Centro para Alfabetização Ecológica da Universidade de Berkeley, EUA. Sob este princípio, crianças são educadas por meio de experiências de aprendizagem que as engajam em projetos complexos do mundo real, dando a oportunidade de desenvolver e aplicar suas habilidades e conhecimentos em situações concretas do dia-a-dia.

O uso da horta escolar seria então um desenrolar desta nova experiência de aprendizado, levando às crianças a compreensão dos princípios básicos da ecologia e mostrando a elas como viver de acordo com os preceitos da sustentabilidade ambiental.

-----

Sites relacionados:

Fritjof Capra: http://www.fritjofcapra.net/

Um comentário:

Juan disse...

Todavía no puedo creer que no sé por dónde empezar, me llamo Juan, tengo 36 años, me diagnosticaron herpes genital, perdí toda esperanza en la vida, pero como cualquier otro seguí buscando un cura incluso en Internet y ahí es donde conocí al Dr. Ogala. No podía creerlo al principio, pero también mi conmoción después de la administración de sus medicamentos a base de hierbas. Estoy tan feliz de decir que ahora estoy curado. Necesito compartir este milagro. experiencia, así que les digo a todos los demás con enfermedades de herpes genital, por favor, para una vida mejor y un mejor entorno, póngase en contacto con el Dr. Ogala por correo electrónico: ogalasolutiontemple@gmail.com, también puede llamar o WhatsApp +2348052394128